terça-feira, 8 de julho de 2014

Smartphone

Até dezembro, eu tinha um celular bem comunzinho e antigo. Todo mundo ficava me enchendo o saco para trocar para um celular mais moderno, em função do WhatsApp, mas eu não estava muito motivado. Até porque eu estava juntando dinheiro para comprar o Nintendo 3DS. 

Tanta praga rogaram para o meu celular antigão que eu o deixei cair quando estava descendo uma escada e uma pessoa meio que pisou em cima dele. De uma forma ou de outra, a tela rachou e ele deixou de funcionar. 

Relutei, relutei e relutei... Mas acabei tendo de investir meus trocados num celular novo (e o Nintendo 3DS ficou para depois). Optei pelo Moto G e estou satisfeito com a compra (apesar de ele demorar uma eternidade para se ligar de novo, se eu o desligar ou se a bateria chegar ao fim). 

O que tem me incomodado é o quanto eu estou dependente desse troço.

Se me dizem que eu preciso fazer um laudo para uma data específica, o que eu faço? Coloco lembretes no celular. Preciso organizar minha agenda da semana, o que faço? Abro o aplicativo de agenda do Google, que eu posso usar tanto no computador como no celular, e organizo as agendas, que eu posso filtrar por coisas pessoais ou por trabalho. Preciso matar dez minutos na sala de espera, o que faço? Pego o celular e jogo algum joguinho (Dumb Ways to Die e Disco Zoo são muito divertidos). Preciso falar com alguém, o que faço? Uso o WhatsApp, o Messenger do Facebook, mando um e-mail usando o aplicativo o Gmail e, se for muuuito urgente, mando um SMS ou ligo. Tenho uma ideia para escrever um texto, o que faço? Abro o Quickoffice e sofro digitando com os meus dedos de ogro no mini-teclado.
Tudo que eu vou fazer, praticamente, envolve o celular. Insônia? Abro um aplicativo com sons relaxantes para meditação. Tédio? Coloco os fones de ouvido e escuto ao podcast Welcome to Night Vale. Fome? Abro um vídeo no Youtube com uma receita fácil ou fuço algum site de culinária e sigo as instruções olhando no celular. 

Antes, eu puxava uma folha de caderno e anotava as coisas. Hoje eu dia, eu vejo que muita gente nem usa caderno. Um amigo meu que está fazendo cursinho disse que bate fotografias do quadro-negro, para não precisar escrever. 

E os Google Glasses estão vindo aí! Nem vai ser preciso mais usar as mãos. Vai bastar dizer: "Óculos, tire uma foto". "Óculos, qual a previsão do tempo hoje?". Eu adoro tecnologia, mas ficar tão dependente dela me incomoda muito... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário