quarta-feira, 9 de julho de 2014

Andei assistindo: Bakumatsu Rock

Bakumatsu Rock... O que dizer sobre esse anime...? Cara, vou fazer um brainstorming e já era.

Cara, eu sempre assisto ao anime harém reverso/adaptado de Otome Game da temporada. Primeiro lugar, porque sim. E, em segundo, porque eu tenho expectativas de que algum deles seja bom. Ou pelo menos, não tão medíocre quanto os outros. (E, em terceiro lugar, para entender os doujinshi que sempre são traduzidos desses animes). Bakumatsu Rock por sua proposta me despertou sentimentos ambivalentes.

A história se passa na era Bakumatsu, que aconteceu na metade do século XIX. O shogun usa as Heaven's Songs para controlar a população, uma vez que essas são um tipo de canção que ajudam a controlar a mente de seus súditos e, assim, subjugá-los. Quem performa as Heaven's Songs é o Shinsengumi, um grupo de idols fiel ao shogun. No Japão desse anime, compor ou cantar música, além das Heaven's Songs, é proibido e é um crime capital. Nesse cenário, entra Sakamoto Ryouma, Katsura Kogorou e Takasugi Shinsaku, um grupo de jovens músicos que querem mudar o mundo com rock 'n' roll, pois essa é a música da liberdade e justiça.

Quando se tem um anime com um cenário absurdo (porque, sabe, não existia guitarra e bateria em 1800 e pedrada), você tem de comprar o pacote e acreditar na proposta. Isso foi difícil de fazer. Ao contrário de Gintama, por exemplo, que é igualmente absurdo e se promove como tal, Bakumatsu Rock tenta se levar a sério. Não sei como os japoneses não se ofendem com esse tipo de anime, pois o modo que figuras históricas tanto do Shinsengumi quanto dos rebeldes Joui foram representadas nesse troço me fez ter uma crise de vergonha alheia. 

Como ponto positivo... Ern, todos os personagens são bishounen, talvez? Uma boa dose de fanservice, também...? Além disso, a mensagem de mudar o mundo com a música é ingenua, mas divertida, até porque o rock 'n' roll, especialmente nas suas origens, tinha a proposta de ser uma música subversiva e libertária. Então, esse anime trazer esse tipo de mensagem é divertido. Em contrapartida, a vergonha alheia pelos outros motivos já mencionados me preveniu de gostar muito dessa história.

Acho que a música é, obviamente, o ponto forte, porque é realmente muito, muito boa. Como tal, o elenco de seiyuus é excelente também, com cada um tendo o seu charme. Não posso falar sobre a animação, porque eu não sei julgar a qualidade, mas acho que a arte é bonita... Para quem gosta desse estilo. Eu não gostei. Achei tudo over the top demais, do cabelo verde limão neon do Katsura até às roupas espalhafatosas do Sakamoto. 

Além disso, acho que a questão é que esse anime me parece uma cruza entre Gintama e Uta no Prince-sama. Gintama também se passa na era Bakumatsu, mas, em Gintama, são os aliens que invadem e trazem as tecnologias. Alguns aceitam os aliens de braços abertos, inclusive o Shogun, defendido pelo Shinsengumi (que funciona como a polícia em Gintama), e outros se opõem a invasão (o grupo de Joui liderado pelo Katsura Kotarou, do qual Takasugi Shinsuke, Sakamoto Tatsuma e Sakata Gintoki são ex-membros). Então também temos esse cenário de um Japão feudal, mas repleto de tecnologia. Tanto Gintama como Bakumatsu Rock são paródias (ou, no caso desse segundo, uma reimaginação) do que de fato ocorreu. A questão é que eu consigo aceitar Gintama, Bakumatsu Rock, não dá. 

Vou assistir a mais alguns episódios, para ver onde que isso vai dá, mas não estou curtindo e, se a vergonha alheia ficar forte demais, talvez seja obrigado a droppar esse anime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário