sexta-feira, 18 de julho de 2014

Andei assistindo: Noragami

Eu tenho o hábito de escolher um anime, série ou algo do tipo para assistir enquanto eu estou jantando. Até pouco tempo, eu estava assistindo The Big Bang Theory, mas aí acabaram-se os episódios e eu precisei de um substituto. Por acaso, ouvi falar de Noragami e resolvi assistir nesse esquema: um episódio por dia, durante a minha janta.

O problema é que Noragami é bom demais e um episódio por dia é pouco. Me controlei até o quarto episódio e fiz uma maratona depois. Muito, muito, muito bom!!! Um dos melhores achados dos últimos tempos. Depois de assistir ao anime, fui imediatamente ler o mangá. Uma hora dessas, irei comentar sobre lá no outro blog.

Em Noragami, temos o deus Yato. Ele é um deus menor, sem um culto estabelecidos ou seguidores. Como ele tem a ambição de ter o maior templo e o maior número de seguidores, ele acaba andando por aí realizando os desejos das pessoas em troca de módicos 5 ienes. Suas missões variam: de ajudar uma menina que sofre bullying até trocar a torneira de uma casa. Algumas delas, entretanto, envolvem exterminar Ayakashi (essas criaturas sobrenaturais que se alimentam de energia negativa) e para isso ele precisa ter uma Shinki. 

Shinki é a arma de um deus, originada do acordo entre deus e um espírito humano puro. O deus dá um nome ao espírito, que, em troca, se transforma em uma arma poderosa. Yato tinha Tomone como sua Shinki, mas por vários motivos (as mãos do Yato serem suadas um deles!) ela decide não servi-lo mais. Yato precisa, então, de um novo Shinki. 

Nisso, ele conhece Hiyori... Ou melhor, ele é salvo de ser atropelado por um caminhão por Hiyori, uma humana. Com a colisão, a alma de Hiyori fica separada de seu corpo e ela se torna uma meio-Ayakashi. Com seu corpo dormindo repentinamente e sua alma podendo vagar por aí, Hiyori pede que Yato a ajude. Ele enrola e enrola a coitada. Eventualmente, ele encontra um espírito humano e o transforma em seu Shinki, chamando-o de Yukine. Assim, temos nosso trio de protagonistas.

Boa parte do anime é sobre o relacionamento dos três, sobretudo a questão de Yukine não conseguir lidar bem com sua morte. Também entram em cena outros personagens: aliados, inimigos e a misteriosa Nora, uma shinki que pertence a vários donos.

Fiquei extremamente curioso para saber a origem da rixa entre Yato e a deusa Bishamon... No anime, isso não foi explorado, mas é o foco de vários capítulos do mangá. Espero que decidam fazer uma segunda temporada para o anime e abordem essas questões.

A arte de Noragami é linda. Gostei muito do design de todos os personagens e as cenas de lutas são ótimas. As músicas de encerramento e abertura são boas também, sendo que a abertura é viciante. Os seiyuus combinam muito com seus personagens, ficando o destaque para Yukine (dublado por Kaji Yuki, voz do Eren de Shingeki no Kyojin) e, é claro, para o Yato (dublado por Kamiya Hiroki, voz do Izaya de Durarara!!).

Minha única crítica é serem apenas doze episódios. Eu podia assistir Noragami para sempre sem enjoar! Não que seja a história mais original do mundo (pessoas se transformando em armas? Soul Eater mandou lembranças), mas Noragami é muuuito bem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário