sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Andei assistindo: Koufuku Graffiti

Eu estava na dúvida de como sumarizar os pensamentos que tive em relação a Koufuku Graffiti. Fui ver se alguém mais tinha escrito sobre esse anime, que estreou semana passada, e encontrei essa postagem aqui do site anime21. Acho que vale a pena a leitura, porque o autor é mais eloquente que eu e explica muito bem o porquê de eu não ter gostado desse anime. De qualquer forma, vou tentar expressar minhas opiniões sobre esse anime. Como esse é um blog pessoal e não um blog sério de resenhas, vou tomar mais liberdades aqui.

Quando eu ouvi falar de Koufuku Graffiti, imaginei que seria um slice of life culinário ou um romancezinho que envolvia comida em algum grau. Eu estava a recém começando a ler Shokugeki no Souma na época e achei que Koufuku Graffiti me ofereceria uma visão diferente do mundo culinário: enquanto o primeiro é um mangá battle shounen (!) que envolve gastronomia (!!), o segundo traria uma visão mais quotidiana da culinária. Sim, Koufuku Graffiti me ofereceu uma visão diferente de Shokugeki no Souma... Mas não o que eu esperava.

A história é simples, mas ao mesmo tempo complicada. Temos Ryou, uma menina que mora sozinha desde o falecimento de sua avó no ano anterior. Desde então, ela não consegue mais cozinhar comidas gostosas. Ela recebe uma ligação de sua tia (? acho? Todo mundo parece ter a mesma idade nesse negócio e eu não entendi muito bem) dizendo que uma prima sua de segundo grau e que Ryou não conhece irá passar os finais de semana com ela para poder estudar num cursinho. Essa prima é Kirin, que tem uma mãe que não gosta de cozinhar e, por isso, fica abismada com os pratos maravilhosos que Ryou cozinha. Ela chega a conclusão de que Ryou não tem gostado de sua própria comida por estar comendo sozinha e o que ela precisa é de companhia. Assim, ela promete que fará companhia para Ryou. Também há mais uma protagonista nessa história, Shiina, que, imagino eu, será introduzida de verdade no segundo episódio.

Em Shokugeki no Souma, quando os personagens comem uma comida maravilhosa, essa comida evoca sensações e visões. Tem uma cena muito engraçada que uma personagem, ao comer um prato com maçãs, se imagina uma princesa conduzida por um "príncipe maçã". Outras vezes, evocando elementos ecchi, os personagens tem um orgasmo culinário comendo uma coisa gostosa, em que eles se contorcem de prazer em função de uma comida excelente. Isso não é exclusividade de Shokugeki no Souma, claro. Em Ratatouille, há aquela cena em que o crítico gastronômico come o prato que dá nome ao filme, lhe evocando várias sensações e memórias. Em Koufuku Graffiti, entretanto, ao comer sua própria comida, Ryou tem um momento em que se contorce de prazer e que Kirin descreve como "sensual". Talvez por em Shokugeki no Souma essas cenas terem um caráter cômico e em Ratatouille, um caráter emocional/dramático, eu não me importei. Entretanto, em Koufuku Graffiti, uma personagem que é uma adolescente agindo de forma sensual com a comida é um pouco estranho pra mim. Aliado ao discurso dela de que "boas esposas cozinham bem", isso me deixou com um gosto amargo na boca e eu entendi a proposta desse anime (conforme aquela matéria do anime21 descreve tão bem).

Koufuku Graffiti é um anime feito pelo moe. Me arrisco a chamá-lo de "ecchi". Honestamente, achei que era o yuri da temporada pelas tantas. Ouvi falar que tem um anime yuri essa temporada, e as cenas sugestivas da Kirin e da Ryu estavam me fazendo acreditar que Koufuku Graffiti seria esse anime. Muita gente comenta de K-ON!, que é um grande exemplo de animes feitos pelo moe (i.e "garotas bonitinhas fazendo coisas bonitinhas"), mas eu acho que K-ON! era mais tolerável, porque as personagens eram, ao seu modo, carismáticas e o anime acabava sendo mais inocente. Entretanto, não vi nada disso em Koufuku Graffiti. As personagens não me atraíram muito e tudo parecia ser feito para ser o mais moe possível. Plus, o discurso antiquado da Ryou sobre querer ser uma boa esposa me deixaram decepcionado com esse anime.

Vou assistir mais um episódio pra ver qual é a da Shiina, mas não estou com esperanças. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário