quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Andei assistindo: Gotham


Eu tenho sentimentos conflitantes em relação à Gotham. Por um lado, eu gosto. Por outro, me dá vontade de revirar os olhos.

Não lembro que site de resenhas escreveu isso, mas alguém disse o seguinte: "a história de Bruce Wayne antes de se tornar Batman, sendo treinado em combate por seu mordomo, Alfred, só funciona se você não mostrá-la". Eu concordo completamente. A parte da história que INSISTE em mostrar o Bruce Wayne criança e fazê-lo se relacionar com a Mulher Gato e a Poison Ivy é muito boba e não funciona muito. Quando o Alfred diz que não vai levar o Bruce Wayne para um psiquiatra/psicólogo porque os pais dele disseram para respeitar suas vontades, eu tive vontade de esbofetear a tela do computador. Sério?! Uma criança traumatizada que teve seus pais assassinados na sua frente deve ser levada para atendimento! Por isso que não dá pra ver uma história que mostra o processo de se tornar o Batman, porque é difícil de se convencer e aceitar esse tipo de coisa.

É super-divertido ver os outros personagens de Gotham. Tipo o Gordon em início de carreira, idealista e brigando contra a polícia vendida e corrupta. Ou seu parceiro, Harvey Bullok, um cara que era idealista, mas acabou se corrompendo pelo sistema. Mas o grande destaque da história inteira, pra mim, é o Pinguim. O ator que faz esse papel está fantástico. Sem sombra de dúvidas, é o melhor personagem da história e é o que me motiva a continuar assistindo essa série. Quero ver o que vai acontecer com ele. Em contrapartida, nenhuma atriz nesse negócio sabe atuar. A esposa do Gordon me faz ter dor, de tão ruim e fraca que ela é. A Montoya é uma personagem super-legal nas comics (especialmente quando ela se torna o Question!), mas na série ela não podia ser mais sem graça e estereotipada do que é. Isso sem falar em inexpressiva. Em contrapartida, a Fish Mooney, entre o elenco feminino, é a personagem mais expressiva e melhor interpretada, mas ela é outra que me irrita por existir, pois ela foi uma personagem inventada para a série e dão importância em demasia para ela. Preferia que tivessem usado outra vilã do Batman. Que tal a Lady Shiva, que é simplesmente fantástica nas histórias em quadrinhos?

Gotham também me incomoda por não saber o que quer. Os filmes mais recentes do Batman e a série Arrow tomam uma linha mais realista. Já The Flash é uma história em quadrinhos com gente de carne e osso, com todos os absurdos de uma boa HQ. Mas Gotham está no meio. Fish Mooney é super-campy e personagens como o Pinguim ou o Edward Nygma (aka Charada) são caricaturas, mas a série parece tentar vender uma imagem mais realista. Mas há momentos absurdos (tipo o assassino que usava balões pra matar as vitimas). E outros são uber-sérios e realistas. Fico meio perdido com o que, afinal, essa série se propõe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário