terça-feira, 3 de junho de 2014

Jogo: Hadaka Shitsuji

Hadaka Shitsuji é uma visual novel BL que foi traduzida (não-oficialmente) para o inglês ano passado. Esses dias vi um anônimo recomendando esse jogo no 4chan e fiquei curioso. Resolvi baixar e andei jogando nos últimos dias esporadicamente, porque eu não tenho muita paciência com essas visual novel.

A história do jogo é a seguinte: Tomoaki, um estudante universitário, recebe um folder divulgando uma vaga para emprego com um bom salário (até bom de mais para ser verdade!). Como ele acabou de perder seu emprego num restaurante, resolve ir se apresentar nesse lugar. Lá ele fica sabendo que tudo que terá de fazer é ser o "mestre" de uma mansão milionária e dar ordens para os mordomos do lugar, enquanto o verdadeiro dono está viajando. São vários personagens que você pode interagir, cada um caindo nos clássicos esterótipos já esperados.

O twist desse jogo é que o Tomoaki vai ficando cada vez mais sádico conforme o tempo passa (na verdade, eu diria que ele tem um transtorno de múltipla personalidade, porque ele muda da um extremo ao outro em segundos). Uma coisa que me surpreendeu é que os finais felizes são considerados finais ruins nesse jogo. Eu escolhi o Sakuma, o personagem poster do jogo, primeiro e resolvi conquistá-lo. O Sakuma é o mordomo eficiente, sério, perfeccionista, obediente e sempre querendo servir seu mestre. Achei que, logo por isso, ele seria o "mais fácil" de todos. Eu consegui um final bem feliz e bonitinho... Apesar do Tomoaki ter surtado uma vez ou outra (tipo quando ele pisoteia o Sakuma -- irc!), o final foi feliz e tal. Aí apareceu a mensagem "Bad End". 


Fiquei intrigado, mas resolvi ir atrás do Toudou e segui o guia (que o pessoal que traduziu manda junto com o patch) para conseguir o "True Ending", que, em tese, deveria ser o melhor final de todos. Só que não. O Toudou é o cara grandão, musculoso e intimidador, que, na verdade, tem um coração de ouro e é um querido. Assim como o Sakuma, ele é obediente. Com o Toudou, você pode fazer coisas que só de serem mencionadas já brochariam o interlocutor que vos fala. Sério, a rota do Toudou é um horror. O Tomoaki faz ele de gato e sapato. 


Ok, fiquei meio tenso e resolvi seguir a rota do Komine, o cozinheiro extrovertido, simpático, com dialeto Kansai, desobediente e que dá em cima do Tomoaki descaradamente, e fiquei apavorado. Coisas tensas acontecem. Mas o Komine é um dos personagens mais simpáticos e queridos desse jogo, então eu vou ver se jogo a rota dele de novo e tento conseguir um final ruim. Me disseram que o Komine, também, é o único personagem que, num dos finais ruins, fica de saco cheio das sacanagens do Tomoaki e vira o jogo contra ele. Vou dar uma olhada, quando tiver tempo e vontade para isso. Em compensação, uma das rotas dele envolve bestialidade... Ern, talvez demore um pouco para eu criar coragem. 

  
Também tem a opção de ir atrás do Ichinose (o jardineiro silencioso e misterioso, que deixa o Tomoaki com medo dele) e o, ern, sei lá qual é nome dele, que é o shota obrigatório e chorão. Na rota do Toudou, o shota já sofre pacas, então estou com medo do que vai acontecer com ele em sua rota própria (vi uma CG dele que envolve uma forca... No me gusta...). O Ichinose acaba aparecendo pouco nas histórias dos outros - porque ele passa boa parte do tempo doente -, então é capaz que eu acabe jogando a rota dele também para ver qual é.


Sobre o jogo em si: ele é uma visual novel com poucas decisões a serem tomadas (só escolher com quem você quer passar o dia e, eventualmente, responder uma coisa ou outra), com opção de salvar sempre e é fácil de entender. O patch em inglês o deixou com alguns bugs: ele fecha sozinho com frequência (por isso, deve-se salvar o tempo todo), não salva os CGs/Endings que você conseguiu (acho que deve ser impossível desbloquear a rota harem por causa disso) e algumas coisas não foram traduzidas ou ficaram com caracteres aleatórios ao invés de texto. Mesmo assim, é jogável. Também vale apontar que boa parte dos personagens do jogo é dublada por amadores/seiyuus desconhecidos, então não tem esse "atrativo" para os que curtem boas vozes.


Acho que pessoas com fetiches específicos e sobretudo aqueles que adoram sadomasoquismo vão curtir esse jogo. Eu não me enquadro no segundo caso, então várias partes do jogo foram um sofrimento para mim. Tipo, todos os personagens são uns queridos... Eu não quero vê-los sofrer! Acho que eu sou vanilla demais para esse jogo... De qualquer forma, um ponto inusitado dele é que você joga como o seme. Na maior parte dos jogos yaoi, você é o uke e ponto final. São poucos os jogos que permitem que o player seja o seme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário